CBC e COB promovem estágios com treinadores internacionais no Paraná

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) recebeu a visita de coordenadores da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Marcelo Mazzillo Braga e Mariana Carrati vieram conhecer a estrutura do Centro de Treinamento de Ciclismo em Londrina, Paraná, para a realização do Estágio Internacional do Curso de Treinadores para BMX e MTB. O estágio do BMX está pré-agendado para os dias 26 e 30 de setembro e será ministrado pelo francês Thomas Allier, enquanto no Mountain Bike o encontro acontecerá de 3 a 7 de outubro, com o treinador irlandês Chris Kilmurray.

Curta o De Bike no Facebook.

Outras disciplinas do ciclismo também estão no calendário de estágios da ABT, como o ciclismo de pista, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro, ministrado pelo espanhol Miguel Torres, e o Ciclismo de Estrada, entre os dias 24 e 28 de outubro, com o treinador Alejandro Gonzalez, ambos na cidade de Maringá. O módulo de estágio internacional se caracteriza como um dos pontos altos do curso da ABT, pois é uma excelente oportunidade para troca de experiências e informações com os grandes treinadores mundiais. Também tem o objetivo de prover suporte teórico e prático para o aperfeiçoamento da modalidade, com foco na sistematização do treinamento e na técnica esportiva.

Atleta de pista durante os treinos

– Nesta edição incluímos o Ciclismo no planejamento estratégico do COB. É uma modalidade que têm um grande número de medalhas em jogo e que precisa de um cuidado especial, incluindo capacitação profissional mais adequada para os treinadores -, explicou o coordenador administrativo da ABT, Marcelo Mazzilo Braga.  

A ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do COB, que contemplou o ciclismo com 40 vagas para o último curso de treinadores. Foram 10 vagas para cada uma das disciplinas – BMX, Mountain Bike, Pista e Estrada. Com inicio em 2015, os selecionados passaram por critérios rigorosos adotados pelo Comitê Olímpico do Brasil. O curso é realizado em módulos presenciais e a distância, finalizando com o Estágio Internacional. A primeira fase do curso dura um ano e trata do desenvolvimento esportivo que é mais focado na detecção de talentos para o ciclismo. No segundo ano o curso aborda o aperfeiçoamento esportivo incluindo o alto rendimento, pódio e competições internacionais.

Para Ana Cláudia Stipanich, do Departamento de Alto Rendimento da CBC, o Estágio Internacional oportuniza aos treinadores a ficarem de frente com profissionais de renome, de alto nível. – Os estágios práticos vão beneficiar os treinadores brasileiros proporcionando mais experiência para o aprimoramento da técnica de treinamento dos atletas, contribuindo de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico brasileiro -, afirma.

Source: De Bike (Globo) / CBC e COB promovem estágios com treinadores internacionais no Paraná

Comments

comments

Greg

Old school developer with a passion for food, bikes and a whole lot of weird things.

Leave a Reply

Your email address will not be published.