70ª edição da Prova Ciclística 9 de Julho chega mais forte e com novidades

Prestes a completar sua 70ª edição, a Prova Ciclística 9 de Julho quer recuperar seu prestígio e, principalmente, seu público. Desde o ano passado, a disputa voltou às ruas da capital paulista, ficando mais perto dos fãs e, principalmente, das suas origens. Neste ano, além dos melhores nomes da modalidade do país, a competição contará com a participação dos amadores, na categoria Aspirantes, ampliando ainda mais o leque para aqueles que gostam de pedalar, especialmente pelas ruas de São Paulo.

Curta o De Bike no Facebook.

A largada na Avenida Lineu de Paula Machado, local também de chegada, será às 6h45, para os Aspirantes/Amadores, com percurso de 28,3 km, com limite de conclusão de 60 minutos. A Elite largará às 8h50, como masculino tendo pela frente uma volta de 28,3 km e outras três de 22,7 km, totalizando 96,4 km. A elite feminino dará uma volta a menos, com 73,7km de percurso.

Elite na edição do ano passado

Os representantes da Fundação Cásper Líbero, criadora da prova, e da Federação Paulista de Ciclismo apresentaram a edição especial deste ano, destacando esses pontos. – Essa é uma prova mais que especial e estamos trabalhando para recuperar todo o prestígio de sua história. O retorno às ruas, depois de muito tempo no Circuito de Interlagos, no ano passado, e o retorno dos amadores, neste ano, são algumas ações que estamos fazendo para isso -, destacou Marcus Gurgel, um dos organizadores.

– A gente vai trazer ao público de São Paulo uma modalidade olímpica um mês antes dos Jogos Olímpicos -, afirmou. Ele ainda ressaltou a qualidade dos ciclistas, com o exemplo do atleta Kleber Ramos, terceiro colocado da temporada passada da 9 de Julho, e convocado para a Seleção Brasileira de estrada nas Olimpíadas.

O presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José George Breve, o Passarinho, campeão da prova em 1972, falou sobre a importância do evento. – Essa é a prova de um dia mais antiga e tradicional do Brasil. Felizmente houve uma briga grande da Gazeta Esportiva para recolocar ela na rua. Esse é um começo, depois temos que ampliar porque com o apoio de todo o mundo iremos fazer o ciclismo crescer -, disse.

O evento ainda contou com atletas de Elite que estarão no dia 9 de julho brigando pela vitória. Jean Carlo Coloca, da equipe de Osasco, quatro vezes vice-campeão, quer finalmente vencer a disputa, uma das poucas que ainda não tem eu seu currículo. – Esta prova é incrível justamente por sua característica. Voltar às ruas, contar com os amadores e um número maior de volta é muito importante e vou atrás deste título -, ressaltou.
Ana Polegatch (82) em ação na Copa Rio de Ciclismo do último domingo

Ana Paula Polegatch, da Memorial/Santos e uma das favoritas no feminino, já pensa na prova. – Conheço o percurso, já dá para fazer um mapa na cabeça e traçar uma estratégia”, disse a ciclista, que mora em São Paulo. Ela também aposta na presença no público ao longo do circuito. “Uma prova assim incentiva a torcida a ver a corrida e para os ciclistas é muito mais empolgante -, completou.

A corrida unirá profissionais e amadores. Serão 3.500 atletas, divididos em três categorias: 2.000 na aspirantes, 1.000 na elite masculina e 500 na elite feminina. A elite masculina completará quatro voltas em um circuito montado por vias que geralmente são utilizadas por carros e estarão fechadas para a prova.

Os ciclistas passarão por alguns dos principais parques da cidade, como Ibirapuera, Povo e Villa Lobos, além das pontes Cidade Universitária e Cidade Jardim, e avenidas Juscelino Kubitschek, República do Líbano e Pedro Álvares Cabral, entre outras.

Em 2015, a prova voltou a percorrer as ruas de São Paulo e o atleta Joel Candido Junior, equipe Osasco, faturou o topo do pódio. Entre as mulheres, a vencedora foi Camila Coelho Ferreira, da equipe Memorial (Santos).

Source: De Bike (Globo) / 70ª edição da Prova Ciclística 9 de Julho chega mais forte e com novidades

Comments

comments

Greg

Old school developer with a passion for food, bikes and a whole lot of weird things.

Leave a Reply

Your email address will not be published.