Serviços de distribuição de fontes

Existem alguns serviços disponíveis na Internet que facilitam o uso de fontes adicionais, disponibilizando o código necessário, servindo os arquivos de fonte e tratando de assuntos relacionados a licenças de uso, por exemplo. Os mais famosos neste campo são o Typekit (https://typekit.com) e o Google Web Fonts (http://www.google.com/webfonts).

Alguns sites alternativos disponibilizam o download dos arquivos necessários e um exemplo de uso das fontes em CSS, mas sem servir os arquivos diretamente dos seus servidores, deixando esta responsabilidade aos desenvolvedores, como o FontSpring (http://www.fontspring.com/) e FontSquirrel (http://www. fontsquirrel.com/).

Utilizaremos para o exemplo o serviço de fontes do Google, o Google Web Fonts, para praticar um pouco. Comece com o seguinte HTML.

<h1>HTML & CSS</h1>

Agora, vamos carregar a fonte Press Start 2P (http://www.google.com/ webfonts/specimen/Press+Start+2P), para adicionar um visual nostálgico de 8 bits ao título. Adicione a seguinte linha de HTML ao head da sua página.

<link href=’http://fonts.googleapis.com/css?family=Press+Start+2P’ rel=’stylesheet’>

Se você acessar o endereço desta folha de estilo, http://fonts.googleapis.com/css? family=Press+Start+2P, verá que ela não faz nada além de denir a fonte Press Start 2P, referenciando um arquivo .woff presente nos servidores do Google. Podemos então utilizar esta fonte no h1 que criamos da seguinte forma:

h1 { font-family: ‘Press Start 2P’, cursive; }

Esse recurso facilita consideravelmente o desenvolvimento de sites e aplicações web. Com o correto alinhamento entre a equipe de design e a equipe de desenvolvimento é possível rapidamente criar esquemas visuais que além de elegantes podem ser totalmente dinâmicos.

Utilizar fontes já disponíveis não é suprimir a capacidade criativa de quem está desenvolvendo o layout, muito pelo contrário. Os serviços de distribuição de fontes agregam e facilitam o trabalho de ambas as partes.

O designer conta com inúmeras opções de fontes para serem utilizadas em seu processo criativo, permitindo a ele criar para qualquer tipo de cenário. O desenvolvedor, por sua vez, conta com a facilidade na hora de procurar, referenciar e efetivamente utilizar a fonte na programação.

Facilidade e agilidade são os melhores adjetivos para definir um serviço de distribuição de fontes, por isso sua utilização vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de criação e desenvolvimento.

2

Source: scriptcase / Serviços de distribuição de fontes

Comments

comments

Greg

Old school developer with a passion for food, bikes and a whole lot of weird things.

Leave a Reply

Your email address will not be published.