Site Overlay

Vento forte e temperatura baixa tiram lendário Monte Ventoux do Tour de France

No Monte Ventoux, ponto lendário do Tour de France, escultura homenageia os ciclistas que se aventuram pela montanha dos Alpes Franceses

A previsão de ventos de mais de 100 km/h e temperaturas de 4 graus no topo do “Gigante da Provença” obrigou os organizadores do Tour de France a mudar o ponto de chegada da 12ª etapa, nesta quinta-feira. Será agora 6 km mais abaixo, em Chalet Reynard, informa a agência de notícias AP.

11ª ETAPA: Sagan vence, após pega com Froome nos metros finais

O Monte Ventoux, nos Alpes Franceses, é uma das subidas mais famosas da história do Tour. O britânico Tom Simpson teve um colapso por exaustão e morreu no Tour de 1967, depois de utilizar um coquetel de anfetaminas e álcool.

Chris Froome, atual líder geral, ganhou a etapa quando o Tour escalou pela última vez os 1.909m do Ventoux, em 2013, Na ocasião, conseguiu vantagem de  29s sobre Nairo Quintana. Foi no ano em que o britânico ganhou o primeiro de seus dois Tour de France, e em ambas as ocasiões o colombiano foi o vice.

Um fã do Tour de France observa o memorial a Tom Simpson, ciclista que morreu de exaustão na 13ª etapa da edição de 1967 da volta ciclística

– Será uma pena não chegarmos até lá em cima. É uma subida muito bonita, que se encaixa bem em minhas características – comentou Quintana, atualmente o quarto colocado do geral, a 35s do líder Froome.

Froome, aliás, aprovou a decisão de reduzir a subida a 15,5 km em estradas com árvores, que protegem os ciclistas do vento. A parte final do trajeto, que foi cortada, é um pico de pedra, sem árvore.

– É melhor para a segurança dos ciclistas. Não acho que vá mudar muirto (em termos de resultado e emoção), porque a subida até Chalety Reynard é bastante difícil. Acho que haverá uma batalha mais intensa assim que chegarmos à subida, porque ela será mais curta – opinou Froome.

Uma vista do Monte Ventoux, onde motor homes de fãs já estavam à espera dos ciclistas, dois dias antes da etapa prevista para o local

 

Source: De Bike (Globo) / Vento forte e temperatura baixa tiram lendário Monte Ventoux do Tour de France

Comments

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.