Site Overlay

Prefeito entrega velódromo ao Comitê Rio-2016 neste sábado

Velódromo do Rio em foto de 26 de abril de 2016

O velódromo, palco das competições de ciclismo e paraciclismo de pista na Olimpíada do Rio e última instalação do Parque Olímpico a ser concluída, será entregue ao Comitê Rio-2016 neste sábado, às 14h, pelo prefeito Eduardo Paes.

Evento-teste não houve, todo mundo se lembra. Não deu tempo de ficar pronto. Agora alguns ciclistas testarão a pista. Diz o informe oficial que serão 34 atletas (15 brasileiros e 19 estrangeiros), sem, no entanto, detalhes de quem serão e de onde. Não haverá público, é um evento para autoridades e imprensa. 

Foram investidos R$ 143,5 milhões no velódromo, sendo R$ 118,8 milhões pelo Ministério do Esporte. A arena terá capacidade para cinco mil espectadores. A pista, diz a divulgação oficial, cheia de orgulho, é de pinho siberiano, exigência da União Ciclística Internacional (UCI).

O velódromo ficará como legado dos Jogos no Rio. Poderá ser usado por atletas de alto rendimento e também por alunos da rede municipal e para eventos. 

AS PROVAS OLÍMPICAS DO CICLISMO DE PISTA

Ciclistas durante sessão de treinamento no velódromo de Londres, na Olimpíada de 2012

Omnium, Sprint, Keirin e Perseguição

===OMNIUM===

É dureza. A competição tem seis provas diferentes, disputadas em dois dias. O vencedor de cada prova ganha um ponto, e ao final de todas elas quem tiver mais pontos conquista a medalha de ouro

As etapas:

Flying Lap: Cada ciclista dá uma volta de 250m sozinho, contrarrelógio. Quem fizer o melhor tempo, ganha.

Corrida de pontos: Os pontos são disputados em Sprints que acontecem a cada 10 voltas e o ciclista também ganha pontos se conseguir dar a volta no pelotão. São 30km para homens e 20km para mulheres.

Eliminação: O pelotão disputa sprint eliminatórios, o último que passar pela linha de chegada a cada duas voltas é eliminado da competição. E quem ficar até o final ganha.

Perseguição individual: Dois ciclistas largam em lados opostos do velódromo, disputando quem anda mais rápido em 16 voltas/4km no masculino e 12 voltas/3km no feminino.

Scratch: O pelotão larga junto e quem chegar primeiro ganha. São 16km para homens e 10km para mulheres.

Contra-Relógio: Prova de muita velocidade, o atleta que fizer o melhor tempo ganha. Apenas 1km para homens e 500m para mulheres.

===SPRINT====

Os ciclistas de Sprint têm uma característica bem comum: Pernas gigantes! Por ser uma prova de muito impulso e arrancada, eles precisam usar a força máxima, no limite para vencer o concorrente. É a prova mais rápida que acontece no velódromo.

Dois ciclistas precisam percorrer três voltas eliminatórias na pista, mas somente a última é cronometrada. Então as duas primeiras voltas são muito lentas e estratégicas, eles se estudam, procuram a melhor posição de “ataque” e evitam ficar à frente um do outro para que não se dê a vantagem do vácuo. Quando entram na terceira volta, eles explodem e chegam a mais de 70km/h. Quem cruzar a linha de chegada primeiro, vence.

===PERSEGUIÇÃO===

Essa prova acontece em duas modalidades, individual e por equipes.

Se for individual, dois ciclistas (um de cada equipe) largam em posições opostas do velódromo. A idéia é pedalar até alcançar o da frente, quem ultrapassar primeiro o adversário ganha a prova. Caso isso não aconteça, o vencedor é aquele que completar o percurso da prova em menos tempo. Para homens, a distância é de 4km (ou 16 voltas) e, para as mulheres, 3km (ou 12 voltas).

Em equipe, a lógica é a mesma. São quatro atletas de cada equipe, que se posicionam nos lados opostos da pista e o grupo mais rápido vence. Eles também precisam buscar e alcançar a equipe adversária.

Aqui os atletas revezam seus posicionamentos com muita técnica e precisão. A mudança de posições acontece para puxar o comboio, isso maximiza e melhora a performance de todos.

Após completar a primeira volta, o ciclista que está puxando sobe pelo lado direito da parede do velódromo, se posiciona em último da fila e dá lugar ao segundo, que passa a comandar o ritmo. Essa “dança” acontece sucessivamente até o fim. Essa é uma das provas mais bonitas do velódromo. São 4km (ou 16 voltas) no masculino e 3km (ou 12 voltas) no feminino.

===KEIRIN====

Essa prova conta com o auxilio de uma moto e aqui se registram os piores tombos da competição. Seis ciclistas de várias equipes pedalam em grupo atrás de uma moto, o piloto controla a velocidade dos atletas em 30km/h para os homens e 25km/h para as mulheres.

Quando completam 4 voltas e meia, começa a disputa forte. Nos últimos 600 metros, os competidores alcançam velocidade de até 50km/h no masculino e 45km/h no feminino, quem chegar primeiro vence.

Fonte: vadebike.org

Source: De Bike (Globo) / Prefeito entrega velódromo ao Comitê Rio-2016 neste sábado

Comments

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.