Site Overlay

Sua tábua de corte

E qual será a sua próxima tábua de corte? Madeira? Plástico? Vidro? Bamboo?
Conheço gente que atesta que as tábuas de plástico são as melhores, e gente que garante que tábuas de vidro são mais higiênicas. Tem gosto para tudo mas algumas explicações cabem.

Tipos de tábua

Comprar Tábua Plástica
Comprar tábuas plásticas

Plástico – não obrigado

Por muito tempo se achou que as tábuas de corte de plástico eram mais fáceis de limpar e higienizar, porém, estudos feitos em universidades (estou linkando apenas um para não ser chato, mas um google satisfaz todas suas curiosidades) nos EUA demostraram que de fato isso não é verdade.
Para os que não querem ler o estudo, basicamente, depois de algum uso, os cortes provocados na superfice da tábua, são impossíveis de serem limpos de forma higiênica manualmente. Além disso, com o constante uso, pequenos pedaços plásticos se soltam enquanto você corta, e eles aderem aos alimentos.
Em suma, embora elas possam ser bonitas e cheias de frescura, plástico não deveria ser uma opção na sua cozinha.

Compre tábuas de corte
Compre tábuas de vidro

Vidro

As tábuas de vidro tem seu charme. São super higiênicas, raramente riscam, hoje elas são super resitentes a quedas, impactos e “derrubadas de faca”. Tendo falado do lado bom delas, existem algumas questões que você pode querer levar em conta.
Por serem lisas, os alimentos molhados não aderem na tábua, eles dançam e escorregam pra lá e pra cá, eu particularmente não gosto muito disso pois não sinto que tenho muito controle na hora do corte. Falando em hora do corte, mais dois problemas, um é uma frescura minha – adimito – cortar em uma tábua de vidro faz um barulho dos infernos. O outro ponto é bem importante na verdade; se você gastou rios de dinheiro com um jogo de facas profissionais, a última coisa que você vai querer é ficar batendo com o fio delas contra uma superfice dura como o vidro. Isso acaba com sua faca.

Compre tábuas de bamboo
Compre tábuas de bamboo

Bamboo

Essas tábuas estão ficando cada vez mais comuns hoje em dia. Além de serem de um material sustentável, elas são mais leves que as de madeira. Elas possuem características parecidas com as de madeira, embora sejam cerca de 20% mais duras que as tábuas de madeira, elas absorvem menos líquidos, assim, o argumento usado por muitos cozinheiros é que elas são mais higiênicas que as de madeira.
Elas são resitentes e leves, porém se você comprar uma baratinha, a tendência é que a superfice seja mais aspera e as fibras do bamboo podem acabar atrapalhando o movimento da faca em cortes rápidos.

Compre tábuas de madeira
Compre tábuas de madeira

Madeira

As tábuas de madeira estão disponíveis em uma enorme variedade nas lojas. Algumas recebem um tratamento anti-microbiotico, vi algumas com verniz, de madeira bem dura ou madeira mais mole… As opções são quase que infindáveis.
Procure uma tábua que não tenha verniz ou acabamentos estranhos, opte por uma madeira mais dura. São as melhores. Tábuas de madeira são usadas desde sempre… elas são higiênicas, não estragam a faca e tem uma boa aderência dos alimentos na superfice. O maior problema que se encontra com essas tábuas é o peso delas, já que são bem mais pesadas que as de bamboo.
Opte sempre por uma tábua que seja ecológica, feita de madeira de reflorestamento ou sustentável.

Regras básicas

Segurança

Coloque um pano de prato umidecido em baixo da tábua, isso evita que ela se mexa enquanto está cortando.
Antes de usar a tábua, certifique-se de que ela está limpa, eu sei que parece óbvio, mas, passar um pano limpo umidecido na superfice tira resíduos de pó que podem ter acumulado desde seu último uso.

Higiêne

Um dos erros mais comuns que eu vejo em uma cozinha (seja ela na casa de um amigo ou em um restaurante) é a questão da higiêne da tábua. Cortar cebolas, depois alho, depois salsinha, depois tomate e outras verduras e etc, sem limpar a tábua é OK, afinal são verduras e frutas que eventualmente estarão todas juntas em uma panela. Porém, o ideal é no mínimo passar um papel toalha umidecido entre os alimentos.
Se estamos falando de descascar batatas e cenouras por exemplo e depois corta-las, não custa nada dar uma limpadinha na tábua né? Por mais que se lave as verduras, vamos manter as coisas limpinhas.
Nem entrei no mérito de carnes ainda, você deveria ter tábuas separadas para carnes, e sempre que você terminar de usa-las, ou for trocar de tipo de carne, lave-a bem com água e sabão imediatamente após o uso. Nada pior do que deixar aquele suco da carne ou frango secar na sua tábua.

Funções

Pode parecer frescura minha, talvez seja, mas idealmente você deveria ter pelo menos três tábuas de corte. Uma para verduras, legumes e afins (alho, cebola, batatas, e demais), uma para carnes (frango, pexie, carne bovina e etc) e uma para coisas doces ou consumíveis imediatamente como frutas, bolos, pães e assim por diante.
Por mais que se limpe uma tábua, ela vai sempre absorver cheiros e a última coisa que você pode querer é comer aquela fatia linda de um bolo de chocolate com um leve toque de alho e cebola.

Comments

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.