Site Overlay

Receita de pão integral rápido, fácil e delicioso para você fazer em casa.

Esse pão integral, sim eu disse integral, é uma coisa de outro mundo. Essa receita é super fácil, e, se como eu, você sempre teve medo de fazer pão, vai mudar sua perspectiva. Além de fácil de fazer, esse pão é absolutamente delicioso. Seu sabor é muito neutro e vai bem tanto com doces quanto salgados (embora eu prefira comer ele com quantidades absurdas de manteiga).

Esse pãozinho da foto, eu fiz em casa, demorou menos de 1 hora pra ficar pronto, e só durou mais de 2 minutos no meu prato porque eu tive que tirar a foto. Na verdade, nossa primeira fornada sumiu tão rápido, que eu tive que fazer uma segunda fornada só para poder tirar a foto do pão.

Essa receita rende 16 pãezinhos (se você dividi-los como eu faço em bolinhas).

Ingredientes

  • 1 pacote de fermento biologico seco instantâneo
  • 1 colher de chá de sal
  • ¼ de xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina ou óleo ou azeite (eu prefiro o azeite)
  • 1 xícara de água morna (cuidado para não aquecer demais)*
  • 1 xícara de farinha
  • 2 xícaras de farinha integral

* a água deve estar morna para o quente, você deve poder colocar o dedo dentro dela sem sentir que está desagradável.

Modo de preparo

  1. Misture as duas farinhas
  2. Separe metade da mistura de farinhas e junte o fermento, óleo, agua e o açucar. Misture bem por uns 2 minutos (ou na batedeira com o gancho, ou na mão com uma colher de pau)
  3. Misture o restante da farinha com o sal, e aos poucos incorpore na mistura até formar uma bola.
  4. Em uma superfice enfarinhada, sove a massa por uns 5 – 8 minutos, enfarinhando quando for necessário.
  5. Coloque a massa para descansar em uma vasilha untada com óleo, coberta com um pano por quinze minutos. Um bom lugar para descansar a massa é dentro do micro-ondas desligado.
  6. Amasse gentilmente a massa depois dela crescer, e separe ela em bolinhas (ao todo essa receita deveria produzir 16 bolinhas).
  7. Coloque as bolinhas em uma assadeira untada e novamente deixe descansar por uns 15 minutos, longe do vento, e em um lugar quentinho.
  8. Pré-aqueça o forno até 205°C enquanto a massa descansa.
  9. Na hora de colocar os pães no forno, pegue uma outra assadeira e coloque 1 dedo de água quente nela. Essa assadeira vai no piso do seu forno (ou na grelha mais baixa). Os pães são colocados na grade central do forno.
  10. Deixe assar por 16 – 22 minutos (tudo depende do forno). Você saberá quando eles estão bons, quando você pegar um pão e bater na base dele – ele deveria soar oco. Eles não douram quase nada por cima.

 

Comments

comments